Sempre que se fala sobre a evolução tecnológica no mercado contábil, é comum surgir o assunto de que a contabilidade vai acabar.
Tudo isso começou com um estudo da Oxford University, lá em 2013, apontando que a profissão contábil estaria entre as que vão ser extintas até 2025.
Na verdade, esse estudo apontou que as atividades burocráticas realizadas manualmente nos escritórios contábeis deixarão de existir.
Afinal, o mundo caminha para uma automação completa dos cálculos de impostos, troca de documentos e outras atividades antes executadas por um ser humano.
Diante disso, a discussão não deveria ser sobre se a contabilidade vai acabar, pois isso jamais vai acontecer.
O que deve entrar cada vez mais em debate é o novo perfil do contador diante da automatização das operações contábeis nas empresas.,
O novo perfil do contador
Se antes exigia-se do contador um papel meramente escriturário e informativo, hoje essa realidade mudou.
Afinal, a Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais capaz de operacionalizar os processos contábeis, fiscais e trabalhistas nas empresas.
Com isso, o novo perfil do contador exige habilidades muito mais comportamentais do que técnicas.
O contador agora deve ter um perfil:
Analítico
Tão importante quanto entender as legislações e gerar os dados de forma correta, o profissional contábil precisa ter a capacidade de interpretar essas informações.
Assim, será capaz de contribuir para tomadas de decisão relacionadas a investimentos, incorporações, redução de custo de forma inteligente e outras.
Estratégico
Como a contabilidade reúne as informações mais profundas da empresa, o contador tende a caminhar lado a lado com os principais tomadores de decisão do negócio.
Para isso, precisará entender da parte estratégica da companhia e ser proativo nos processos decisórios, tendo em vista sua capacidade de conectar dados de diversas áreas e conhecer a fundo os números da empresa.
Liderança
Seja como CLT ou dono do seu próprio escritório, o contador precisará cada vez mais desenvolver a habilidade de liderança, para extrair o melhor de suas equipes.
Afinal, ele não terá mais profissionais simplesmente técnicos sob o seu guarda-chuva.
Pelo contrário, precisará fomentar o relacionamento entre os diversos departamentos e garantir que todos estejam caminhando na mesma direção.
Bom comunicador
Já não basta mais o profissional contábil sentar à frente do seu computador, colocar um fone de ouvido e esquecer do mundo lá fora, enquanto se concentra nas atividades operacionais.
Na qualidade de parceiro estratégico dos negócios, é preciso desenvolver a habilidade da comunicação, para ter clareza ao solicitar e prestar informações e formar bons relacionamentos com outros setores.
Comercial
Principalmente no que se refere ao empresário contábil, será cada vez mais fundamental o seu envolvimento na área de marketing e comercial.
Afinal, precisará manter o seu escritório em franco crescimento, pois a competitividade tende a se tornar ainda maior com outros negócios.
É obrigatório ao empresário contábil atual ter o seu operacional caminhando sozinho, para que consiga atrair bons clientes contábeis.
Tecnológico
O contador precisa ter facilidade para lidar com novas tecnologias e inteligências artificiais na Contabilidade, pois elas estão surgindo a todo o tempo e numa velocidade avassaladora.
É inadmissível, hoje, o contador dizer que “essas tecnologias não são pra mim” ou que “eu não sirvo pra essas coisas”.
Eu sei o quanto pode ser difícil se adaptar às novidades, mas se você tem dificuldade em lidar com a tecnologia, é necessário fazer um esforço adicional para aprender e mudar essa mentalidade.
Do contrário, a contabilidade vai acabar para você, de fato.
Criativo
A criatividade é um dom que nasce com quase todo brasileiro e deverá ser mais explorada pelo profissional contábil.
Ou seja, se além de interpretar os dados o contador for capaz de buscar soluções criativas para os desafios da empresa, ele se tornará um profissional ainda mais valorizado no mercado.
Não tenho todas essas características. A contabilidade vai acabar pra mim?
Você não precisa ter todas essas características, mas sim identificar com quais delas mais se identifica e buscar formas de aprimorá-las.
Por exemplo, se você tem o domínio técnico, comece a exercitar mais a capacidade analítica e a fornecer algo além da entrega dos dados.
Busque entender melhor a visão da empresa onde você está trabalhando ou dos clientes para os quais presta serviços.
Procure entender quais são seus principais desafios e projetos futuros, para que possa ajudá-los a encontrar respostas de maneira mais assertiva.
Existem diversas formas de assumir na prática esse perfil mais consultivo na contabilidade.
O que eu faria se estivesse começando hoje na contabilidade?
Após mais de 15 anos na área, sendo a maior parte como empresário contábil, consigo ter uma visão clara do futuro da contabilidade.
Segue aqui um plano de ação que eu colocaria em prática desde já se estivesse iniciando hoje minha trajetória no mercado contábil.
1. Abrir escritório contábil em home office.
2. Aprender estratégias para conquistar os primeiros clientes e aplicá-las em seguida.
3. Contratar softwares contábeis baratos e que permitam automatizar ao máximo a relação com o cliente.
4. Realizar cursos para desenvolver as habilidades de relacionamento, comunicação e liderança.
5. Desenvolver as habilidades comerciais para crescer em número de clientes.
6. Estruturar o escritório contábil ou ainda terceirizar o operacional da contabilidade, focando somente no estratégico e no comercial.
Seguindo esses passos à risca, não tenho dúvidas de que você construirá uma carreira próspera na contabilidade, sem medo do que o futuro possa reservar para a nossa profissão.
Quer se manter sempre em constante atualização sobre o empreendedorismo contábil e as principais tendências do nosso mercado?
Inscreva-se no nosso canal do Youtube e siga o meu Instagram.