fbpx

Siga nossas redes

Como desenvolver a liderança na contabilidade de forma prática

Empresária contábil exercendo a liderança na contabilidade em seu escritório contábil

Desenvolver a liderança na contabilidade é fundamental para ter uma equipe engajada, reter talentos e, assim, aumentar a base de bons clientes.

Mas como exercer essa liderança, se não aprendemos isso na faculdade? Quais os principais fatores que você deve se preocupar?

A seguir, vamos ver a importância da liderança para o empresário contábil e como aplicamos na prática essas premissas na CF Contabilidade.

Suas duas principais metas como líder contábil

Antes de partir para exemplos que já são bem conhecidos sobre as características de um líder, é importante você entender que precisa perseguir duas metas.

Obtendo isso, todos os benefícios de uma boa liderança virão naturalmente para você.

São esses seus dois objetivos como líder contábil:

1) Ser visto como espelho pelas pessoas da sua equipe

Se você não conseguir inspirar as pessoas do seu time, não será capaz de extrair o melhor delas.

E, consequentemente, isso vai refletir na má produtividade e na falta de perspectivas profissionais, tendo uma equipe estagnada e desmotivada.

Para ser visto como espelho, em primeiro lugar, é preciso ter uma visão clara da missão do seu negócio e compartilhá-la de forma insistente com os colaboradores.

É necessário também se atentar à maneira como trata os clientes e busca, de fato, criar as condições necessárias para oferecer um atendimento resolutivo.

Sem isso, de nada adianta desenvolver milhares de habilidades ensinadas em cursos de liderança, pois já terá falhado no básico.

2) Ser visto como autoridade 

A autoridade é uma das ferramentas mais poderosas de persuasão, pois é algo que o nosso cérebro reconhece automaticamente nas relações pessoais.

No trânsito, por exemplo, nós temos uma inclinação muito maior a respeitar as orientações de um policial fardado do que de qualquer outra pessoa.

Isso acontece porque nosso cérebro reconhece, automaticamente, a autoridade que a farda exerce sobre o policial.

E você, já refletiu sobre a “farda” que está sendo vista pelos seus colaboradores e clientes?

Para construir autoridade, é preciso não apenas ter um profundo conhecimento técnico, mas transmitir confiança em aspectos que também exercem um efeito automático na forma como as pessoas nos veem.

É o caso, por exemplo, da postura corporal, do tom de voz e da própria maneira como você se veste e se apresenta em reuniões presenciais ou por vídeo.

Esses são fatores que devem estar acima de qualquer habilidade comportamental, para que os princípios da liderança possam ter efeito prático na sua vida.

Como exercer a liderança na contabilidade no dia a dia

No dia a dia do escritório contábil, você vai precisar de um conjunto de características de liderança. As principais delas são:

Compartilhar a visão estratégica do negócio

Qual o grande objetivo da sua empresa contábil para os próximos 5 anos? E para esse ano? Por que as pessoas do seu time devem trabalhar nisso com você? 

Se você deseja se tornar a principal empresa da sua região, isso deve estar claro para os seus funcionários e eles devem saber por que você quer isso.

Aqui na CF Contabilidade temos o propósito muito forte de que a contabilidade é uma geradora de riquezas na vida dos empresários e que têm o grande poder de transformar vidas por meio do empreendedorismo contábil.

Assim, tudo faz sentido quando montamos um plano de ação para alcançar uma determinada quantidade de clientes ou nos tornar a maior franquia contábil do país.

Se as pessoas não tiverem clareza de onde devem chegar e por que devem fazer determinadas atividades, como você vai inspirá-las a serem melhores a cada dia?

Ter iniciativa das ações

Um bom líder contábil é aquele que toma iniciativa sempre em primeiro lugar, sem esperar demais pelas condições ideais.

Você precisa alimentar isso diariamente na sua equipe, criando um ambiente em que as pessoas não tenham medo de tomar iniciativa para resolver os problemas do dia a dia.

Saber dar e receber feedbacks

Essa é uma grande arte que deve ser estudada a fundo por quem deseja exercer uma posição de liderança na contabilidade.

As pessoas precisam ser avaliadas, orientadas e reconhecidas diariamente para terem a clareza e motivação necessárias para desempenhar suas funções.

Por isso, procure dar feedbacks sempre de forma clara e assertiva

Crie também uma cultura em que você esteja aberto a receber feedbacks da equipe, pois são eles que vivem o dia a dia dos clientes.

Procure ainda estudar mais sobre este assunto, por meio de cursos e livros como o “Obrigado pelo Feedback”, dos professores de Harvard, Douglas Stone e Sheila Heen.

Isso vai aumentar em muito a qualidade da sua liderança contábil e evitar uma série de problemas na gestão do seu escritório de contabilidade.

Reconhecer a sua equipe

O reconhecimento é parte fundamental para ser visto como um líder admirado pela sua equipe.

Aqui na CF Contabilidade, por exemplo, temos um jogo para os nossos colaboradores chamado de Raio-X.

Criamos dentro disso várias pontuações que avaliam aspectos como participação em treinamentos, tarefas entregues dentro do prazo e nota de avaliação do cliente, dentre outros.

Ao final de cada mês, promovemos celebrações para os melhores colocados, inclusive com prêmios em dinheiro ou em experiências.

Isso promove engajamento, pertencimento e o fortalecimento das relações dentro da empresa, o que vai refletir na produtividade e na retenção de talentos.

Já para os nossos parceiros da franquia de contabilidade, temos um módulo de treinamento chamado de Academia de Negócios.

Ali desenvolvemos os nossos franqueados para se tornarem líderes do seu negócio, para que possam inclusive transformar seus clientes em líderes melhores.

Com isso, podem ajudar seus clientes a elevar seu faturamento, aumentando também a receita das nossas unidades parceiras.

O que você ganha desenvolvendo a liderança na contabilidade?

A liderança na contabilidade vai refletir diretamente na qualidade da gestão do seu escritório contábil.

Não existe nada mais frustrante para o empresário contábil do que ver um bom funcionário pedir para ir embora.

Você investiu tempo e dinheiro para fazer a contratação, treinar esse colaborador e, de repente, é surpreendido por um pedido de demissão.

Se isso aconteceu, existem grandes chances de sua empresa não ter passado uma visão clara do negócio e de crescimento desse profissional.

Claro que o salário e os benefícios são importantes para a retenção de talentos, mas nada supera a boa cultura organizacional, que só pode ser construída com uma liderança inspiradora.

Por isso, se você quer ter sucesso como empresário contábil ou gestor em grandes empresas, coloque a liderança como sua prioridade daqui em diante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *