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Atendimento ao cliente: gentilezas que mudam o seu negócio!

Entenda a importância do bom atendimento ao cliente e saiba como praticá-lo na sua empresa de uma vez por todas!

Você gosta de entrar em uma loja, ser notado, ajudado e se sentir importante? O seu cliente também! Portanto, o atendimento ao cliente é essencial dentro de uma organização, pois influencia diretamente nas vendas!

Quando um cliente é mal atendido, consequências negativas surgem e impactam o seu negócio. Como? Além de não comprar na sua empresa, a experiência negativa vai fazer com que ele nunca mais volte e ainda faça comentários negativos para outros.

Você já pensou nos efeitos disso de forma mais ampla? Eu te explico! Com uma reputação baixa entre as pessoas, o seu negócio perde oportunidades, diminui a lucratividade, podendo gerar futuras demissões e deixar famílias com menos poder aquisitivo, prejudicando, inclusive, outras empresas e a economia da região!

Ninguém quer uma coisa dessas, certo?

Por isso, precisamos entender o atendimento ao cliente como uma peça chave para uma empresa de sucesso! Afinal, do que adianta gastar milhões em anúncios e propagandas para pessoas que já conhecem o seu negócio, mas foram mal atendidas e não querem voltar lá de jeito nenhum? Não funciona!

Qual o segredo para um bom atendimento ao cliente?

Quando falamos de atendimento ao cliente, precisamos entender primeiro que é nosso dever fazer o básico: a gentileza. 

Tudo começa com um atendimento positivo, gentil, com educação e um serviço sendo prestado de forma eficiente. Portanto, isso é o básico para que o cliente seja neutro em relação ao seu negócio, ou seja, não tenha nada contra e nem a favor. 

Mas, precisamos ir além se quisermos estar à frente dos nossos concorrentes. Por isso, o ideal é deixar o cliente completamente satisfeito, e o nome que tem se dado para isso é experiência do usuário.

Isso significa que você precisa pensar no valor que entrega para o seu cliente ao vender o seu serviço ou produto. A experiência dele com você ou seus funcionários precisa ser marcante, significativa e memorável. Ele precisa desejar consumir o seu produto e serviço e gostar de comprar da sua marca. Portanto, essa é a forma de ser mais competitivo e estar sempre à frente!

Recapitulando, você precisa pensar em:

1) Ser gentil;

2) Pensar na experiência do usuário;

3) Focar no cliente e na sua satisfação.

O que dificulta um bom atendimento ao cliente?

Muitas vezes, os funcionários acabam tratando mal os clientes por um motivo: o seu estado emocional. 

Quando as pessoas estão com emoções negativas, como raiva, medo e insegurança, é comum descontar em qualquer outro e ter um baixo rendimento, mas, quando estão com emoções positivas, elas tendem a tratar melhor o outro. Portanto, é importante criar estratégias que ajudem os colaboradores do seu negócio a serem mais positivos e motivados. 

Por isso, aqui na CF fazemos a intenção do dia, que acontece na nossa reunião matinal. Nesse encontro, todos dizem em voz alta o que querem realizar durante o dia como forma de desafio e motivação para realizar as tarefas diárias.


O atendimento ao cliente é uma parte essencial na vida de cada negócio, e é importante entender que essa área tem total relação com todas as questões anteriores que fazem um negócio ser um grande sucesso, como cultura empresarial, gestão de RH e planejamento estratégico. Por isso, é fundamental aprender mais sobre esse assunto e praticá-lo em sua organização.

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