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Como atrair clientes para o seu escritório contábil: 7 estratégias práticas e certeiras

empresária contábil atrai cliente para o seu escritório e concretiza o negócio com um aperto de mãos

A maior habilidade que um empresário contábil pode dominar é saber como atrair clientes para o seu escritório contábil.

Eu diria, inclusive, que a área comercial é a mais importante de todas de uma empresa de contabilidade –  e da qual o dono jamais poderá se afastar.

Afinal, é muito mais simples contratar alguém para o operacional do que treinar um profissional para apresentar a alma da sua empresa aos possíveis clientes.

Nós poderíamos fazer um curso de 200 horas para falar sobre essa arte de captar clientes contábeis, e ainda assim faltaria tempo para abordar todos os detalhes.

Mas com essas dicas práticas de quem vive na pele todos os dias a área comercial de uma empresa contábil, já é um excelente caminho para dar mais velocidade e assertividade às suas estratégias de atração de clientes de contabilidade.

Antes de tudo, defina seu posicionamento

Seu ponto forte é contabilidade para comércios? Então já busque no seu marketing mostrar como você ajuda restaurantes, lojas e lanchonetes a pagarem menos impostos e economizarem na gestão do departamento pessoal, por exemplo.

Você se familiariza com a área da saúde? Mostre, então, que seu escritório contábil é especializado em otimizar os custos de dentistas, nutricionistas e médicos da sua região.

Dessa forma, é muito mais simples e rápido para o seu cliente entender qual o benefício você entregará e sentir segurança na sua empresa.

Se o seu prospecto tiver que pensar demais sobre os serviços que você tem a oferecer, são grandes as chances de o negócio não dar certo.

7 formas de atrair clientes para seu escritório contábil

Vamos nos concentrar aqui nas formas mais simples e práticas possíveis para você colocar esses clientes para dentro do seu escritório.

1) Indicação por Whatsapp

Está começando agora a montar seu escritório contábil e as pessoas mais próximas nem sabem direito o que você faz?

Comece uma conversa e, em seguida, envie uma mensagem pedindo indicação, do tipo:

Estou com meu próprio escritório contábil e criamos um pacote de serviços para ajudar pequenos comércios aqui da região a reduzirem os custos com impostos, por um valor justo. Se você conhecer alguém, temos um plano de indicação que paga 10% do primeiro honorário para quem nos indicar, ok?

Se você já tem clientes satisfeitos, é mais simples ainda, pois um empresário sempre conhece outros na mesma situação.

Envie uma mensagem ou telefone para eles dizendo que criou um programa de indicação e que, a cada cliente indicado, você dá um desconto de 10% nos honorários do mês.

2) Conteúdo direto e reto no Instagram

No seu Instagram, crie uma Bio (texto de apresentação) simples e clara sobre os seus serviços. Por exemplo: Contadora especializada em aumentar o fluxo de caixa de restaurantes, hotéis e empresas do ramo de turismo.

Em seguida, crie alguns conteúdos em vídeo e no formato carrossel mostrando quais as principais dores você resolve para esses segmentos. 

Ou seja, mostre que você entende a fundo do que está falando.

É importante que você configure uma conta profissional no Instagram, pois assim terá acesso a dados e insights para entender qual conteúdo teve um maior alcance.

Já sabe qual postagem chamou mais atenção? Vai ali na própria ferramenta de impulsionamento padrão do Instagram e anuncie-a com R$ 6 a R$ 10 por dia para empresários desses segmentos.

Se quiser, repita o mesmo no Facebook.

É impossível que alguém não se interesse em conhecer mais sobre o que a sua empresa tem a oferecer.

3) Crie uma conta no Google meu Negócio

Essa é obrigatória, porque é gratuita e tem um altíssimo potencial de o seu prospecto ligar para você, sem que precise fazer nada.

Vai lá na ferramenta do Google Meu Negócio, mostre que você é um escritório contábil que presta determinados tipos de serviços e informe seus dados como endereço, telefone, Whatsapp e site, se tiver.

Assim, as pessoas próximas do seu endereço que procuraram por escritório contábil, terão grandes chances de ver a sua empresa nas primeiras posições do Google.

Ah, mas você está com escritório home office? Sem problemas. Pague o serviço de endereço virtual para um coworking perto de você e informe esse endereço.

Dica adicional: peça para as pessoas que você conhece e confiam em você para avaliar os seus serviços com cinco estrelas, pois assim o Google entende que seu escritório está fazendo um bom trabalho, colocando-o nas primeiras posições.

Leia mais: Contabilidade home office dá certo?

4) Faça um perfil profissional no Linkedin

Não perca tempo querendo dominar todas as redes sociais, mas é importante você ter um perfil profissional no Linkedin, pois os clientes mais atentos vão buscar mais informações sobre sua trajetória profissional.

Escolha uma foto bem apresentável, coloque suas principais experiências e peça para os seus colegas de trabalho e clientes escreverem recomendações na sua página.

Você vai levar uma manhã para ajustar tudo isso e poderá colher grandes resultados. Não vejo motivos para não fazer isso.

5) Participe de eventos de associações comerciais da sua região

Antes de termos toda essa tecnologia a nosso favor, foi assim que conquistei alguns dos principais clientes da CF Contabilidade, que estão conosco há décadas.

Procure na internet quais são as principais associações comerciais da sua região, informe-se sobre os eventos e participe.

É uma grande oportunidade de conhecer os empresários próximos de você e contribuir com alguma informação que os ajude.

Assim, certamente desejarão saber mais sobre os seus serviços. 

6) Entregue panfletos na sua região

É muito mais inteligente você utilizar esse dinheiro para impulsionar no Instagram, mas entendo que não são todos que terão familiaridade com a rede social.

Mesmo assim, é possível atrair clientes para o seu escritório contábil com panfletos destacando os seus serviços e os principais problemas que ajuda a resolver.

7) Crie uma proposta irresistível

A proposta contábil irresistível é aquela que toca no ponto principal de dor do seu cliente e mostra confiança de que você é capaz de resolver.

Para isso, é preciso também conduzir a conversa de forma empática, atenciosa e simpática.

Se esse possível cliente te chamar para uma conversa presencial, vá sem pressa. Procure ouvir mais do que falar. Entenda o que mais lhe causa problemas atualmente e conte como você pode ajudá-lo.

Pessoas compram de pessoas. Por isso, se esse prospecto gostar de você, já é mais de 80% do caminho andado para fechar negócio. 

O restante será tão somente analisar a proposta que está no papel e bater o martelo.

A franquia contábil ajuda a vender?

Esse é o básico do básico para começar a ter os primeiros resultados.

Na mentoria de aceleração que fazemos com os contadores que adquirem nossa franquia, ensinamos a fundo mais de dez estratégias e seguimos acompanhando com reuniões diárias por 30 dias, com a meta de fazer R$ 10 mil de faturamento.

É uma corrida de vendas intensa que, mesmo quando não se bate essa meta audaciosa, os franqueados saem transformados por entenderem que atrair clientes contábeis não é nenhum bicho de sete cabeças.

É um processo natural que segue uma metodologia validada, como em qualquer outra atividade.

Muitos franqueados relatam que apenas por este e outros treinamentos já vale o valor da franquia, fora os outros benefícios de se pertencer a uma rede de mais de 250 unidades com uma marca consolidada e um backoffice para fazer os serviços que você ainda não domina.

Uma dessas franqueadas é a Danielle Trindade de Sá, que saiu da CLT sem saber nada sobre como empreender na contabilidade e, após os treinamentos, já conquistou quase 30 clientes em cerca de um ano.

“Eu faço todos os treinamentos, porque eles mudaram totalmente minha forma de entender a contabilidade. Apesar de gostar muito do operacional, estou conseguindo cada vez mais focar no estratégico e a franquia tem sido fundamental nisso, pois ela dá todo o respaldo para que eu consiga atender bem os meus clientes”, diz ela.

Por tudo isso e vários outros motivos, eu recomendo a você estudar o modelo de franquia para escritórios de contabilidade, pois vai facilitar a sua vida em todas as áreas de uma empresa contábil.

Entre em contato com nosso time de especialistas e entenda melhor como funciona o modelo de franquia contábil e se faz sentido para você:

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