Para criar diferenciais competitivos no seu escritório contábil, não é preciso pensar em nada mirabolante ou difícil demais de se colocar em prática.
Na verdade, é algo muito mais simples do que se imagina e que você pode começar a colocar em prática agora mesmo.
Mas antes de entrar nas estratégias de diferenciação na contabilidade, vamos entender melhor o que o cliente espera de você.
O que é gerar diferencial para seu cliente contábil?
Você já deve ter ouvido que precisa mostrar valor para o seu cliente antes de mostrar o preço.
Mas o que é, exatamente, esse tal gerar valor na prática no escritório contábil?
É simplesmente fazer o seu cliente perceber que existe um desequilíbrio na balança em favor dele, em relação ao que você cobra se comparado ao serviço entregue.
Por exemplo: se você recebe um honorário de R$ 1 mil e consegue mostrar ao cliente que o cálculo correto dos impostos o fez economizar R$ 3 mil, ele terá clareza em relação ao valor do seu trabalho.
Mas se o cliente paga esse mesmo valor e recebe guia com atraso e não consegue um atendimento rápido e bem feito quando precisa, esse mesmo R$ 1 mil passa a ser visto como caro.
Estratégias para criar diferenciais no escritório de contabilidade e mostrar valor ao seu cliente
Conheça algumas maneiras simples e práticas de criar diferenciais no seu escritório contábil e, assim, cobrar um valor mais justo pelos seus serviços.
1) Faça uma pesquisa rápida com seus clientes atuais
O primeiro a se fazer, sem dúvidas, é buscar saber com os seus clientes atuais o que eles mais valorizam em seu trabalho.
Para isso, pegue de 10 a 15 clientes e faça essas duas perguntinhas básicas:
- O que você mais gosta nos serviços do meu escritório contábil?
- O que eu ainda não faço que você gostaria que eu fizesse pelo seu negócio?
Com isso, você terá clareza dos seus principais diferenciais para explorar esses aspectos ao formatar sua proposta de serviços contábeis.
Poderá ainda melhorar os aspectos que seus clientes apontaram para aprimorar ainda mais os seus serviços.
Ah! E se você ficou com medo de fazer essas duas perguntinhas, reflita se não é um mau sinal de que não está conseguindo agradar tanto os seus clientes.
E, claro, busque reverter este cenário.
2) Ofereça um atendimento realmente ágil e bem feito
Isso deveria ser a obrigação de qualquer escritório contábil, concorda?
Mas, infelizmente, os dados mostram que mais de 65% dos clientes contábeis mudam de escritório por mau atendimento.
E, felizmente, isso abre a oportunidade para que você possa já começar a se diferenciar apenas fazendo o básico, que é conhecer a fundo os desafios do seu cliente e prestar um atendimento ágil e resolutivo.
Como esse cliente já passou por experiências negativas, ele vai valorizar o fato de você simplesmente entregar as guias no prazo e com os cálculos corretos.
Ah! E se você não está tendo tempo para oferecer esse atendimento bem feito, procure estruturar as áreas do seu escritório contábil para que consiga realizar uma atuação mais consultiva.
3) Torne-se especialista em determinados segmentos, mas sem forçar a barra
Uma outra forma de criar diferenciais para o seu escritório contábil é se apresentar como especialista em determinado segmento.
Assim, o seu cliente sentirá mais confiança ao saber que você conhece os principais desafios dele.
Mas não caia no erro de já sair de cara segmentando o seu trabalho, sem se especializar de fato no mercado que seu escritório vai atender.
Se você ainda não tem muitos clientes, segmentar demais também pode ser prejudicial, porque acaba afastando empresas de outras áreas.
4) Ofereça serviços especializados além da contabilidade do dia a dia
Já pensou em se especializar em áreas complementares à contabilidade, como consultoria financeira, BPO financeiro ou recuperação de créditos tributários?
Essa é uma forma de atrair clientes de maior valor e oferecer dois serviços em um, criando diferenciais únicos para sua empresa contábil.
Aqui na CF Contabilidade, nós temos a franqueada Tatiane Tenório, por exemplo, que oferece um serviço completo de consultoria financeira para seus clientes.
E a contabilidade entra como coadjuvante neste processo, por meio da terceirização contábil do nosso serviço de BackOffice.
Assim, ela consegue aumentar a percepção de valor dos seus serviços e, consequentemente, ampliar a sua lucratividade.
5) Comunique seus diferenciais com clareza no seu marketing
De nada adianta ter diferenciais na sua empresa contábil se você não comunicar isso amplamente no seu site, redes sociais, na apresentação da proposta etc.
Eu sempre pergunto para os meus amigos contadores se as pessoas do condomínio sabem que eles são contadores. Ou se o pessoal da padaria sabe que eles são contadores.
E, na grande maioria dos casos, a resposta é que quase ninguém em volta deles conhece sua profissão.
Não cometa esse erro. As pessoas em sua volta devem ter na ponta da língua a sua profissão e quais os diferenciais de fazer negócio com você.
Afinal, mais de 80% dos clientes contábeis acabam vindo por indicação, já que se trata de um serviço de extrema confiança e complexidade.
Por isso, cada amigo deve ser visto como um importante e estratégico canal de comunicação sobre os seus serviços.
6) Torne seus diferenciais tangíveis
Ao comunicar esses diferenciais para o seu cliente contábil, procure tangibilizar isso para que ele tenha ainda mais confiança na sua empresa.
Uma forma eficiente de fazer isso é realizando uma pesquisa quantitativa com os seus próprios clientes.
Assim, você poderá dizer que mais de 95% dos seus clientes estão satisfeitos. Ou que sua taxa de turnover é de menos de 5%. Ou que sua pontuação no NPS é acima de 8, dentre outras estratégias.
É possível se diferenciar das contabilidades online?
Vou devolver essa pergunta com uma outra: você já viu no Reclame Aqui dessas empresas o quanto tem de cliente insatisfeito em relação aos seus serviços?
Pois é, nem todo cliente vai se adaptar a um modelo em que você não tem um atendimento personalizado e atento às suas necessidades.
Portanto, você tem aí a grande oportunidade de mostrar o diferencial de ser atendido de forma ágil, assertiva e personalizada por meio do seu escritório contábil.
Por que a franquia contábil pode ser um grande diferencial para você?
A franquia contábil, por si só, já é uma grande forma de criar diferenciais e gerar uma percepção de valor maior no seu cliente.
Você pode dizer, por exemplo, que:
- Pertence à maior rede contábil do país, com mais de 250 escritórios espalhados por todos os Estados;
- Tem uma carteira com mais de 7.000 clientes de diversos segmentos;
- Conta com a certificação ISO 9001 de qualidade nos atendimentos prestados ao seu cliente.
Com isso, esse processo de encantamento do cliente fica muito mais simples e claro.
E a franquia oferece ainda uma série de benefícios adicionais, como a terceirização contábil, o suporte de franqueados em diferentes Estados, software contábil gratuito, treinamentos avançados e muito mais.
Por isso, se você quer saber mais sobre este modelo, entre em contato com nosso time de especialistas abaixo e tire todas as suas dúvidas: