22/03/2022

IR 2022: saiba como declarar a Participação em Lucros e Resultados

Montante deve ser declarado em ficha específica no IR deste ano, pois o valor não pode ser somado ao salário

Empresas que tiveram Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no ano passado, precisam informar o recebimento no preenchimento do Imposto de Renda 2022.

A forma de declaração deve ser feita em uma ficha específica do programa da Receita Federal, pois mesmo que o valor seja pago pelo empregador, não pode ser somado ao salário. 

Os repasses devem estar no informe de rendimentos fornecido pela empresa. Se a informação não estiver no documento, é necessário pedir ao RH para acrescentá-la.

O que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?

A PLR tem como objetivo que parte do resultado positivo obtido pela empresa seja distribuído aos funcionários. 

Por isso, estão aptos para receber o benefício os trabalhadores do setor privado que tenham cumprido com as metas pré-estabelecidas em acordo com o empregador.

Como lançar PLR no Imposto de Renda?

O valor recebido pela PLR é informado em uma aba separada dos salários. Dessa forma,  as pessoas físicas que tenham recebido o benefício em 2021 devem declará-lo na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”.

A PLR é tributada na fonte, o que significa que a empresa retém o imposto que seria cobrado do trabalhador. No entanto, quem recebe até R$ 6.677,55 no ano está isento.

A partir desse valor, as alíquotas variam entre 7,5% e 27,5%, conforme os rendimentos individuais.

Por ser uma tributação exclusiva, a PLR não compõe a base de cálculo do IRPF para a declaração de ajuste anual, e também não entra no cálculo para fins de restituição do Imposto de Renda retido na fonte.

Na hora de declarar, não é preciso apresentar nenhum documento. As informações dos valores repassados estão no informe de rendimentos que a empresa deve entregar. 

Os valores podem estar mencionados em “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”, no item 3.

Por fim, o contribuinte deve preencher os valores na declaração de IR, mas não é preciso anexar o informe à declaração.

Fonte: Agência O Globo