Conheça os 8 princípios de qualidade ISO 9001
Que cliente não gosta de qualidade, não é? Por isso, a qualidade de uma empresa deve estar em constante melhoria. Aqui na CF Contabilidade, nos guiamos pelos princípios de qualidade ISO 9001!
O ISO 9001 nada mais é do que um sistema de gestão de qualidade que busca proporcionar a satisfação plena do cliente, através de estratégias e processos com monitoramento para a tomada de decisão. Tudo isso visando a continuidade e crescimento da empresa!
Quais os princípios do ISO 9001?
- Foco no cliente
Em primeiro lugar é preciso colocar o cliente em foco, pois é necessário ter uma visão nítida do que quer entregar e se o mercado tem a mesma expectativa com o seu produto/serviço.
- Liderança
Para melhorar a qualidade, é necessário uma liderança que seja referência, pois os colaboradores serão um espelho do líder. Uma liderança evolutiva contamina toda a corporação e transmite a mensagem da visão da empresa para todo time em busca dos resultados esperados.
- Engajamento de pessoas
Quando instalamos uma cultura empresarial alinhada com a empresa, as ações e o alcance de resultados ficam mais simples.
Dessa forma, a empresa ganha um bom ambiente de trabalho que se transforma em um excelente relacionamento interno e transborda para os clientes, que automaticamente gerará mais resultados financeiros. Esse engajamento permite que as estratégias sejam implementadas com mais facilidade, já que a briga pelo sucesso é comprada e todos remam na mesma direção.
- Abordagem de Processos
Com esse pilar, fica muito nítido que a empresa se torna uma atividade empresarial de fato, pois deixa de viver e trabalhar por pessoas, mas sim por tarefas e processos e todos estes são extremamente claros, visíveis e de fácil checagem.
Dessa forma, a empresa pode ganhar tempo e entregar uma satisfação e experiência melhor para o cliente.
- Melhoria contínua
Melhoria contínua são ações necessárias para que haja uma evolução na organização.
Logo, se algum indicador estiver em desacordo com as metas, ou existir algum problema com o cliente, deve-se abrir uma ação para verificar uma possível melhoria.
- Monitoramento
O monitoramento é um dos princípios mais importantes da norma, pois demonstra a diligência, compromisso e acompanhamento do gestor em relação às metas e resultados traçados.
Ele pode fazer com que o líder faça uma mudança de rota ou estratégia para um plano traçado, de tal forma que possa atingir os resultados desejados.
- Tomada de decisão
No ISO, esta etapa não se trata de achismo, mas se torna totalmente vinculada a dados. Logo, são definidas uma série de objetivos, e estes são acompanhados mensalmente. Assim, o líder precisa corrigir algo sempre que a meta não for atingida.
- Gestão de relacionamento
A gestão de relacionamento é a análise e avaliação de um todo, ou seja, como a empresa gere seu relacionamento com as partes internas e externas.
Esses princípios regem a CF em todos os seus níveis e setores, pois acreditamos que a melhora em nossa qualidade é fundamental para o crescimento constante do nosso sucesso.
E você, preparado para seguir esses passos na sua empresa?