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Marketing Contábil: O que é e como criar uma máquina de vendas no seu escritório contábil

Equipe de marketing se reúne para discutir estratégias de marketing contábil

O marketing contábil deve estar entre as prioridades de qualquer empresário de contabilidade.

Afinal, é por meio das estratégias de marketing que será possível atrair clientes e permitir a constante oxigenação do negócio.

A seguir, compartilho o que funcionou na prática para a CF Contabilidade alcançar mais de 6.000 clientes nas últimas décadas — e como isso tem ajudado nossos franqueados a também terem sucesso, mesmo iniciando do zero. 

O que é o marketing contábil?

De forma simples e certeira, o marketing contábil é o conjunto de estratégias que vão permitir conquistar bons clientes para o seu escritório contábil.

Para isso, você vai precisar muito mais do que construir uma boa identidade visual para a sua empresa.

Será necessário pensar estrategicamente no seu negócio, definir quais tipos de clientes deseja atrair e executar um plano de ação para isso.

Acredite: por mais que pareça, isso não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.

Na verdade, é um processo como todos os outros que você precisa para gerir o seu negócio contábil, mas voltado às vendas dos seus serviços.

O passo a passo de uma boa estratégia de marketing contábil

Se você está começando agora, não se assuste com toda essa teoria por trás do marketing contábil, pois isso pode lhe confundir num primeiro momento. 

Uma boa estratégia consiste, basicamente, em cinco passos simples que passam por:

1. Definir quais clientes sua empresa deseja alcançar;

2. Construir um posicionamento de negócio para atrair esses tipos de clientes;

3. Definir um preço competitivo e que gere valor para este cliente;

4. Colocar as ações de marketing em prática no presencial e digital;

5. Atender bem este cliente conforme as promessas que foram feitas em suas ações de marketing.

Seguindo esses cinco passos, garanto que não vão faltar clientes batendo à sua porta solicitando os seus serviços.

Vamos agora nos aprofundar um pouco mais sobre cada um desses passos.

1) Defina quais clientes você deseja alcançar

Olhando para o seu momento atual, qual o tipo de cliente ideal capaz de gerar o máximo de honorários com o menor custo possível?

Existem várias formas de você definir esse perfil de empresas que deseja atender em seu escritório contábil.

Quais são os segmentos mais fortes na sua região? Qual é o seu ponto forte como profissional contábil? Quais tipos de empresas você se sente confortável em atender e treinar uma equipe para cuidar do operacional?

No início da CF Contabilidade, por exemplo, nós identificamos uma boa oportunidade em atender grandes concessionárias de veículos.

E, assim, construímos uma proposta de serviços que mostrava o quanto entendíamos dos problemas desses empresários, o que nos ajudou a ter dezenas de clientes com esse perfil que estão conosco há décadas.

Isso não nos impediu de atender também outras empresas, mas sim moldar o nosso modelo de proposta para cada perfil de cliente que queríamos atender.

2) Construa um posicionamento para atrair esses clientes

De forma bem simples e prática, nessa etapa você deve mostrar para esse perfil de cliente que você entende os problemas dele e sabe como resolvê-los por um valor competitivo.

Se você definiu que um dos públicos que deseja alcançar são de pequenas empresas do Simples Nacional, mostre como seu escritório contábil pode atendê-las bem e com qualidade.

Entenda quais são os diferenciais competitivos da sua empresa contábil e deixe isso claro no seu site, redes sociais e, principalmente, na proposta de serviços contábeis que será enviada aos seus prospectos.

Hoje, na CF Contabilidade, nós crescemos a ponto de atender com qualidade vários tipos de empresas de diversos segmentos.

Mas se o seu escritório ainda está no início, o ideal é focar em até três tipos de perfis de clientes ideais.

3) Defina um valor competitivo para os seus serviços

A oferta é um dos grandes pilares do marketing contábil, assim como acontece em qualquer outro mercado.

Ou seja, você vai precisar entender quais os preços médios cobrados pelos seus concorrentes na hora de calcular seus honorários contábeis.

Mas tão importante quanto isso é você mostrar, em sua proposta, o valor do seu trabalho.

Se esse prospecto conseguir ver que você é especialista no assunto e que vai oferecer um atendimento ágil e resolutivo, já costuma ser o bastante para ele trocar de contabilidade.

Afinal, se ele está buscando seus serviços, muito provavelmente está descontente com o escritório contábil que o está atendendo.

Existem várias formas de construir uma oferta irresistível, sem precisar apelar na guerra por preços.

Você pode, por exemplo, dar um desconto especial no primeiro honorário, oferecer o certificado digital gratuito ou até mesmo um serviço adicional que não lhe custe tempo.

4) Coloque as ações de marketing em prática

Agora que você já tem uma boa ideia de quais clientes deseja alcançar, é hora de atrair a atenção dessas empresas.

Na Mentoria de Aceleração de Vendas que oferecemos aos nossos franqueados, listamos mais de dez ações que os ajudam a ir do 0 a R$ 10 mil de faturamento em poucos meses.

As principais delas são:

Google Meu Negócio: Cadastre gratuitamente sua empresa no Google Meu Negócio com fotos profissionais, uma arte com os principais serviços prestados e peça para os seus clientes avaliarem e comentarem sobre a qualidade dos seus serviços. Isso vai servir para atrair possíveis clientes na sua região. 

Indicação por Whatsapp: Mostre para os seus amigos que você tem uma empresa contábil e peça indicação a eles, de uma forma natural. Você pode, inclusive, seguir o script que ensino neste vídeo:

Site profissional atrativo: Contrate uma agência de marketing digital para construir um site leve e com conteúdo atrativo sobre a história da sua empresa e seus principais diferenciais. Não economize demais nisso, pois um site ruim vai atrair prospectos igualmente ruins.

Google Ads: Essa é uma excelente ferramenta para você levar tráfego para o seu site de pessoas interessadas nos seus serviços. Você pode escolher, por exemplo, aparecer lá no alto no Google apenas para buscas relacionadas a “Contabilidade no Tatuapé” ou “Contabilidade para Médicos em Volta Redonda”. E só paga quando o prospecto clica nesse anúncio. Daí a importância de ter um bom site para que esses prospectos queiram entrar em contato com você após o clique.

Conteúdo nas redes sociais: Crie no seu Instagram pessoal conteúdos voltados ao público que deseja alcançar. Você não precisa necessariamente aparecer. Pode, por exemplo, criar posts que ajudem a resolver problemas da sua audiência e impulsioná-los com menos de R$ 10 por dia. Veja algumas dicas de como fazer marketing contábil sem dinheiro:

Relacionamento: Faça relacionamentos, intencionalmente, com pessoas de influência na sua região. Principalmente lá no início da CF, fizemos muito isso ao participar das reuniões das associações comerciais da região e promover palestras gratuitas em eventos para empresários. Você pode também fazer parcerias com influenciadores digitais do segmento que deseja alcançar e promover conteúdos em conjunto com eles nas redes sociais.

5) Ofereça um atendimento incrível aos seus clientes

Acredite: aqui está o maior potencial de atração de novos clientes para a sua empresa.

Afinal, a grande maioria dos clientes das empresas contábeis vêm por meio de indicação.

Então, coloque desde o início na sua mente que tudo é marketing contábil na sua empresa.

Vista-se bem. Comunique-se de forma confiante. Digitalize o seu negócio. 

Treine sua equipe para oferecer um atendimento ágil, humanizado e resolutivo. Busque estar perto do seu cliente aplicando na prática a contabilidade consultiva.

E você terá uma máquina de vendas poderosa atuando em benefício do seu negócio, naturalmente.

Como a franquia de contabilidade ajuda no meu marketing contábil?

A franquia de contabilidade oferece uma série de benefícios que vão muito além do marketing contábil, como:

  • Oportunidade de empreender com uma marca já reconhecida;
  • Mapeamento de processos validado desde a prospecção, até o atendimento diário do cliente;
  • Terceirização operacional dos serviços dos seus clientes contábeis (opcional);
  • Modelos de propostas contábeis, planilhas de cálculos de honorários e diversas outras ferramentas que auxiliam no dia a dia do empresário;
  • Mentorias avançadas de vendas, marketing pessoal, gestão e crescimento escalável do escritório contábil;
  • Participação gratuita ou subsidiada nos maiores eventos contábeis do país;
  • Landing page exclusiva para atração de clientes e assessoria de marketing por parte da franqueadora.

Confira depoimentos de alguns dos nossos franqueados:

Quer saber mais como a franquia pode ajudar a alavancar seu negócio contábil?

Entre em contato abaixo com nosso time de especialistas:

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