Aprenda a melhor forma de conquistar qualidade e eficiência com seu time sendo um exemplo de liderança, empreendimento e sucesso
Você é uma pessoa que demora a tomar uma decisão, pois deseja qualidade e certeza acima de tudo, ou prefere agir rápido, sem testar antes? Pessoas que agem da segunda forma geralmente não se preocupam com a qualidade e a eficiência, mas, independente do segmento em que você esteja, essa atitude não é boa.
Esse é o nosso terceiro post sobre as características que todo empreendedor fora da curva precisa ter. São comportamentos, que, caso sejam exercidos de forma constante, te levarão a um patamar elevado em qualquer negócio que você deseje exercer. Caso você não tenha acessado os conteúdos anteriores, clique aqui.
Normalmente, quando vou realizar consultorias dentro das empresas, vejo dois perfis de empreendedores: o primeiro, que demora a tomar uma decisão, pois deseja ter certeza sobre o que pode acontecer, e o segundo, que escolhe rápido demais, pois acredita que o tempo é o maior segredo dos negócios de sucesso.
Estar nesses extremos não é um bom caminho. Se a empresa demorar a agir, pode perder grandes oportunidades, e se investir precipitadamente, muito dinheiro pode ser jogado fora. Saiba que é possível usar as duas formas e obter sucesso. O ideal é buscar cada vez mais eficiência, sem deixar de lado a qualidade.
Como exigir e conquistar qualidade com eficiência do seu time?
Cada vez mais se fala em marketing de comunidade ou de influência, conceito que explica um comportamento comum dos consumidores. Um exemplo disso é quando uma pessoa tende a comprar produtos parecidos com os de quem se parece com ela e têm problemas semelhantes.
Você ainda não deve ter reparado, mas observe que, quando uma pessoa famosa usa um creme e faz um vídeo no Youtube, o produto bomba e passa a vender muito. Já reparou que, quando uma pessoa tem influência sobre um grupo, ela usa muito uma determinada marca de roupa? O grupo que segue e gosta dessa pessoa vai ser influenciado a comprar roupas daquela marca, mesmo sem o influenciador ter dito uma palavra para convencê-lo.
Mas, o que isso tem a ver com eficiência e qualidade?
Se alguém usa uma roupa para influenciar outras a comprarem, através de uma indicação velada, ela confia na qualidade da marca. Afinal, imagina seus seguidores comprarem um produto consumido por ela, que apresente uma qualidade baixa? Sua imagem pode ficar arranhada.
Portanto, a qualidade está diretamente relacionada com as vendas, em fazer as pessoas gostarem do seu produto, te indicarem e o seu negócio crescer!
Mas, para ter qualidade, você precisa investir muito. Imagine fabricar uma roupa que precisa ser costurada 3 vezes, passar pela avaliação de uma costureira e depois passar por outra pessoa, que vai verificar a qualidade do pano. Esse é um processo longo, que necessita de recursos.
Imagine que esse processo faça a blusa custar, para ser produzida, em torno de R$ 1.000,00? Se esse é o custo, imagine o valor da venda! Mesmo com muita qualidade, acredito que nenhum consumidor estaria disposto a comprar.
A qualidade não pode ser tão elevada a ponto de aumentar exageradamente o custo, mas também não pode ser tão negligenciada e afetar as indicações e vendas futuras. Como você equilibra isso? Através da eficiência!
No processo de construção do produto de qualidade, você precisa ser um inconformado com o retrabalho, o excesso de custos e o tempo necessário para a entrega. É necessário analisar esses pilares de forma contínua, de maneira que consiga atingir o menor custo possível na entrega do produto ou serviço.
Agora, indo para a área contábil, como você pode usar isso para o seu negócio?
1 – Crie um processo fluído
Desenhe o passo a passo da tarefa completa de entrega do produto e onde pode haver perdas ou retrabalhos, para que você melhore de forma constante. Uma ótima maneira de realizar isso é fazer um brainstorming matinal com o time, visando seu apoio na melhoria do processo.
2 – Treine o processo combinado com o time
Coloque o processo em prática fora do dia a dia, para que consiga avaliar e observar se o que foi escrito realmente funciona. Portanto, faça avaliações de casos concretos e teste a fluidez do trabalho.
3 – Avalie a satisfação do cliente
Faça perguntas ao cliente sobre o produto ou serviço que você entregou, para que você possa ouvir a opinião de quem você é sua maior fonte de inspiração. Pode ser que, para você, o processo esteja ótimo e os treinos tenham sido bons, mas, para seu cliente, não.
A busca pela qualidade não precisa estar contrária à procura por eficiência. Ser o tipo de empreendedor que escolhe essas duas formas de conduzir seu negócio vai te conduzir ao caminho do sucesso.
Espero que esteja gostando dos conteúdo sobre os comportamentos de um empreendedor de sucesso. Conheça o próximo post sobre o comportamento de um empreendedor de sucesso!
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