Com a evolução tecnológica, o que esperar das tendências para a contabilidade nos próximos anos?
Todo contador deveria se preocupar com isso, para que possa entender o seu papel daqui em diante — e se terá espaço neste novo momento.
Conheça agora o que esperar do mercado contábil e se preparar para o futuro.
Aproxime-se do seu cliente ou morra
Desculpe a dureza, mas se o empresário contábil não tiver uma relação de proximidade com o seu cliente, seu negócio não vai resistir por muito tempo.
Em primeiro lugar, isso vai acontecer porque o empresário já não quer mais uma contabilidade que apenas cumpra com as obrigações acessórias.
E o próprio avanço tecnológico permite que muitas dessas burocracias sejam automatizadas, surgindo serviços mais baratos e eficientes do que o da contabilidade do passado.
Por isso, se você ainda é aquele contador que só aparece uma vez por mês para enviar as guias para pagamento, o cerco está se fechando para seu escritório.
A boa notícia é que, ao fomentar uma proximidade com seu cliente, você passa a ter diferenciais claros para sua empresa contábil e se abrem uma série de oportunidades que vou comentar mais adiante.
Terceirização do operacional dos serviços contábeis
A terceirização do operacional é uma outra tendência da contabilidade, tendo em vista a necessidade do empresário contábil assumir um papel cada vez mais estratégico.
Ao terceirizar grande parte dos serviços contábeis, é possível reduzir custos internos e ganhar eficiência e produtividade.
Com isso, o empresário contábil pode focar em soluções para problemas reais do seu cliente, sem precisar inflar o seu escritório de funcionários.
Essa já é uma realidade na vida dos franqueados da CF, que utilizam os nossos serviços de terceirização e se tornam capazes de atender uma grande quantidade de clientes de forma estratégica, muitas vezes em escritórios home office.
Crescimento de soluções digitais para os clientes
Já não faz mais nenhum sentido trocar documentos em papel com o seu cliente.
Ao mesmo tempo, criar um modelo de contabilidade digital está cada vez mais acessível, tendo em vista o crescimento de inúmeros softwares para escritórios contábeis, a um custo acessível.
Além da digitalização ser um processo mais seguro e eficiente do que a troca física de documentos, ela tem se tornado essencial nas empresas que estão buscando uma operação com menor agressão ao meio ambiente.
Automação total das atividades burocráticas
Se você ainda fecha aquele monte de guias do Simples Nacional na mão, é hora de parar tudo e repensar, pois isso já está acabando.
Afinal, já estão sendo construídos robôs com Inteligência Artificial avançada para fazer a automação dessas e de outras atividades meramente burocráticas.
Aliás, nem precisamos ir muito longe para constatar essa tendência.
Soluções como o Conta Azul Mais, One Flow e Domínio já têm esse tipo de automação que permite gerar guias de maneira automática.
Por tudo isso, analise todas as tarefas burocráticas do seu escritório e procure soluções para automatizar o máximo delas, liberando seu tempo para se aproximar cada vez mais do seu cliente.
Escritório contábil como um ecossistema de soluções para o empresário
Você já parou para pensar que o contador, muitas vezes, é o profissional que o empresário mais confia para compartilhar informações estratégicas do negócio?
É com o contador que ele comenta sobre seu patrimônio, investimentos e outros dados de extrema confidencialidade.
Então por que esse empresário não confiaria no seu contador para também indicar soluções que vão favorecer o seu negócio?
Muitos empresários contábeis já enxergaram essa grande tendência da contabilidade, que é se tornar um ecossistema de soluções para seu cliente.
Ou seja, você pode formar parcerias estratégicas para a indicação de serviços de seguros, BPO financeiro, segurança do trabalho e muitos outros.
Assim, a empresa contábil pode ganhar uma porcentagem da transação ou simplesmente firmar parcerias para indicação mútua de clientes com esses fornecedores.
Para isso, é preciso olhar para fora da bolha e assumir uma postura mais empreendedora para identificar e viabilizar parcerias estratégicas que vão muito além dos serviços contábeis.
Não tenha medo do futuro da contabilidade
Com tantas mudanças em tão pouco tempo, já ouvi muita gente temer pelo futuro do mercado contábil e até mesmo dizer que a contabilidade vai acabar.
Isso não é verdade.
Como podemos ver, as tendências da contabilidade apontam apenas para uma mudança no perfil do contador, que deverá ser cada vez mais analítico, estratégico e capaz de conectar os pontos para fornecer uma leitura clara do negócio para o seu cliente.
Ao permitir aos empresários contábeis os benefícios de empreender em rede, a franquia contábil acaba se tornando uma excelente ferramenta para se adaptar a essas tendências.
Estude isso a sério caso esteja saindo da CLT para empreender ou enfrentando dificuldades para adaptar o seu escritório contábil ao futuro.
Uma resposta para “Quais as principais tendências para a contabilidade no Brasil?”
Excelente matéria. Com total fundamento