Montar a sua própria tabela de honorários contábeis é um passo fundamental dentro do processo comercial do seu escritório contábil.
Isso vai ajudar você a definir o preço de forma mais rápida e certeira para seus clientes, de forma padronizada.
Mas existe uma tabela pronta de honorários contábeis para ter como base? Como montar uma tabela competitiva e ao mesmo tempo rentável?
Aqui na CF Contabilidade – e em nossos mais de 350 franqueados – adotamos um modelo prático para você definir o valor do seu serviço em poucos minutos.
Mas antes disso, vamos entender as principais formas de criar sua tabela de honorários para que você saiba qual modelo mais se adapta ao seu negócio.
E, ao final deste artigo, vou disponibilizar para você baixar um modelo pronto de precificação de honorários contábeis.
Existe uma tabela fechada de honorários contábeis?
Muitos contadores acabam cobrando do CRC da sua região que estabeleça uma tabela de honorários para ser seguida por todos os escritórios.
Mas ocorre que isso não é papel do CRC e de nenhum outro órgão.
Como acontece em todas as outras profissões, é o próprio mercado que define o valor médio dos serviços, por meio da competitividade entre as empresas.
Por isso, não existe – e jamais existirá – uma tabela de honorários contábeis fechada.
E por mais que alguns órgãos regionais tentem estabelecer um parâmetro de cobrança, não é isso que vai definir se o seu preço é competitivo na sua região.
Cabe a você estruturar sua própria precificação de serviços contábeis, conforme o modelo que mais fizer sentido para o seu negócio.
Como criar a sua tabela de honorários contábeis (e qual é o meu modelo preferido)
Existem, basicamente, três formas de definir a sua tabela de honorários contábeis:
Salário mínimo
Essa é a mais antiga de todas, em que você define quantos salários mínimos cobrar para cada empresa, conforme a demanda que será exigida do seu escritório.
O desafio aqui é que este é um modelo defasado de cobrança e que muitas vezes não faz sentido para quem está contratando seus serviços.
Comparativo com a região
O Brasil é um país enorme e com particularidades bem específicas em cada região.
A parte de legalização em um determinado município, por exemplo, pode demandar muito mais tempo e recursos do que em uma cidade vizinha.
Por isso, uma forma simples de estabelecer o seu preço é buscando entender quanto os seus concorrentes da região estão cobrando pelos serviços.
Para saber isso, você pode usar a estratégia do cliente oculto, ligando para esses concorrentes e solicitando uma proposta.
Você pode até mesmo pedir para um parente seu entrar em contato com esses escritórios e entender como eles estão realizando suas propostas de serviços contábeis.
É uma forma até mesmo de saber como esses concorrentes estão explorando seus diferenciais na Contabilidade, para que você também estabelecer os seus.
Ainda assim, caso você tenha concorrentes cobrando muito pouco para determinados serviços, pode não compensar para você entrar nessa briga.
Hora-homem (o meu preferido)
O meu modelo preferido, que usamos com os mais de 350 empresários contábeis da nossa franquia de contabilidade, é o conhecido como Hora-homem.
Neste caso, nós calculamos o custo total que o escritório terá para atender cada cliente, considerando:
- Aluguel do escritório;
- Conta de luz;
- Conta de água;
- Software contábil;
- Locomoção (se aplicável);
- Tempo demandado do funcionário;
- Dentre outros.
Ainda que você tenha aberto seu escritório contábil sozinho e preste serviços contábeis home office, considere o custo de aluguel e de funcionário.
Assim, quando entrarem mais clientes, você já terá esses custos previstos e conseguirá escalar o crescimento do seu negócio com mais facilidade.
Leia mais: Como elaborar um contrato de prestação de serviços contábeis
Modelo pronto de precificação de honorários contábeis para baixar
Eu sei o quanto é difícil considerar todos esses custos operacionais para chegar no valor ideal para incluir na sua tabela de honorários contábeis.
Por isso, nós criamos uma planilha de precificação em que basta você incluir as informações e ela faz esse cálculo automaticamente.
Eu, inclusive, dei uma aula especial para os nossos franqueados sobre como operacionalizar essa planilha e você vai poder baixar tudo isso abaixo:
Essa, certamente, é a forma mais simples de ter a sua própria tabela de honorários contábeis rápido e fácil para enviar orçamento aos seus clientes.
Como conquistar mais clientes contábeis com uma franquia de contabilidade
Se você começou agora a empreender na Contabilidade ou está com dificuldades de crescer seu negócio, eu recomendaria estudar as vantagens e desvantagens da franquia de contabilidade.
Isso porque o modelo de franquia contábil pode lhe ajudar muito a crescer o seu negócio contábil de forma rápida e escalável, com vantagens como:
- Treinamentos e mentorias para conquistar clientes contábeis com métodos que se adaptam a você;
- Inteligência artificial contábil própria (Consultor Digital Conrado), que aumenta em 90% a produtividade de diversas tarefas;
- Uso gratuito dos maiores sistemas contábeis do país;
- Terceirização do operacional contábil para os clientes que você não deseja atender;
- Suporte em até 1 minuto para suas dúvidas e de seus clientes;
- Networking com mais de 350 empresários contábeis, que se ajudam mutuamente no dia a dia;
- Uso de uma marca reconhecida nacionalmente;
- Padronização de processos contábeis desde a climatização do cliente, até a operacionalização dos serviços no dia a dia;
- Dentre outras.
Se você se interessou, é só preencher o formulário abaixo que o nosso time de especialistas entrará em contato para tirar todas as suas dúvidas: