Conheça a importância da gestão de RH e os três elementos essenciais para uma gestão de recursos humanos eficiente
Você já ouviu a frase: “Você não constrói uma empresa, você constrói um time e o time constrói a empresa”?
É exatamente isso que a gestão de RH faz! Ele gere pessoas dentro de uma organização e é responsável por tudo que está relacionado a elas. Extremamente importante, concorda?
A gestão de RH está diretamente ligada a todos os outros pilares que citamos aqui no blog toda a semana, como o planejamento estratégico, a cultura organizacional, a gestão estratégica do tempo e etc.
Acontece que hoje em dia, muitas empresas têm dificuldade de criar uma boa gestão de RH na prática. Sabe o porquê? Pois esse trabalho não é simples de ser feito. Gerir pessoas de uma organização dá trabalho, e a execução precisa ser impecável assim como o planejamento!
O RH é um dos setores mais importantes de uma empresa. Esse setor é responsável pela contratação de novos funcionários, os relacionamentos internos, a definição de métodos de remuneração, demissão ou promoção, além de desenvolver um bom clima dentro da empresa.
Para isso, esse profissional precisa estar intimamente ligado com a cultura organizacional da empresa. Ele precisa entender a forma da empresa agir interna e externamente, quais os valores e pilares da organização e transmitir esses conceitos para cada novo funcionário.
Além disso, ele é aquele que vai diagnosticar possíveis problemas e observar líderes em potencial. Por isso, esse setor é uma peça chave para o crescimento contínuo da empresa!
Elementos essenciais para uma gestão de RH eficiente
O trabalho do profissional de recursos humanos, apesar de variar de empresa para empresa de acordo com a cultura, é composto por alguns elementos e responsabilidades essenciais para uma gestão eficiente. São eles:
1) Analise o organograma, a cultura empresarial e a descrição de cargos
É importante, antes de tudo, observar o organograma da empresa para ver como ela funciona, ter conexão com a cultura empresarial e conhecer todos os cargos e funções de cada setor.
Com essa visão mais clara, fica fácil seguir todos os processos necessários para a gestão.
2) Tenha um plano de carreira ou de cargos e salário
Poucos gestores sabem criar esse plano de forma completa, mas ele é fundamental para o sucesso da empresa. A ideia do plano de carreira e de cargos e salários é deixar bem detalhado ao funcionário o que ele precisa fazer para ser bem sucedido, o que a empresa espera que ele faça, como funciona questões de salários e remuneração e outras bonificações.
Por isso, ao estabelecer essa comunicação clara, a empresa evita contratar funcionários despreparados e que não estão a par das expectativas da empresa em relação a ele.
3) Crie um fluxograma de cada setor
Agora, é hora de criar um fluxograma para cada setor. Assim, cada novo funcionário ou colaborador poderá seguir o seu plano de carreira ao entrar, sabendo o necessário sobre como crescer na sua área, os cargos, remunerações e questões de salário e etc.
Portanto, assim que entendemos a importância do RH, logo percebemos que esse é um setor que não pode ser negligenciado. Para que o RH esteja sempre em crescimento, é necessário ser composto por profissionais que colocam a mão na massa e executam um bom trabalho!
No post de semana que vem aprenderemos mais sobre os pilares da gestão de RH! Até lá!