A dúvida de quanto cobrar para abrir MEI é muito comum entre os contadores, diante das particularidades dessa modalidade de empresa.
Muitos contadores, inclusive, deixam de aproveitar as oportunidades de rentabilizar com o MEI, justamente por não saberem como se posicionar e quanto cobrar.
Por isso, vou ajudar você a entender quanto cobrar do MEI, quais serviços realizar e como ter diferenciais para atender esse empreendedor individual.
Abertura de MEI: cobrar ou não cobrar?
Uma das perguntas mais frequentes que recebo é se o contador pode cobrar pela abertura de um MEI e pela entrega da primeira declaração anual.
A resposta é: depende.
De acordo com a legislação, escritórios de contabilidade optantes pelo Simples Nacional não podem cobrar por esses serviços.
No entanto, se o seu escritório não é optante pelo Simples Nacional, você pode cobrar sem problemas.
Além disso, se você é Contador e não tem um CNPJ, também pode cobrar para abrir o MEI normalmente.
Alternativa para escritórios contábeis optantes do Simples cobrarem do MEI
Para os empresários contábeis optantes do Simples, que não podem cobrar pela abertura do MEU e pela primeira declaração anual, uma alternativa é oferecer uma consultoria.
Explique ao cliente que, embora a abertura e a declaração sejam gratuitas, você oferece uma consultoria completa que inclui:
- Emissão correta das notas fiscais mensalmente;
- Escrituração contábil com vistas a reduzir o IRPF;
- Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física;
- Implantação de um sistema de gestão financeira e fluxo de caixa;
- Planejamento estratégico para expansão;
- Auxílio na contratação de funcionário e em questões trabalhistas;
- Auxiliar o MEI na obtenção de financiamentos e créditos, preparando a documentação necessária e orientando sobre as melhores opções disponíveis;
- Consultoria na migração de MEI para ME;
- Dentre outros.
Como precificar serviços contábeis para MEI
Não existe uma tabela de honorários contábeis para MEI.
Afinal, cada região tem a sua particularidade em relação aos valores cobrados pelos contadores.
E o próprio MEI pode estar em diferentes estágios do negócio, que podem exigir uma atuação mais intensa ou não da Contabilidade.
Mas para te ajudar a entender quanto cobrar do MEI, vou compartilhar como fazemos na CF e, no final do artigo, você poderá baixar nossa planilha de precificação.
1) Pesquise a média de preços do mercado na sua região
Uma das formas de precificação de serviços contábeis é a boa e velha pesquisa com outros concorrentes da sua região.
Cada localidade tem uma realidade diferente, e os valores podem variar bastante.
Por exemplo, os honorários cobrados na Zona Sul de São Paulo podem ser diferentes dos cobrados na Zona Leste.
Pergunte a outros profissionais da sua área e região para ter uma noção dos valores praticados. Isso ajudará você a definir um preço competitivo.
2) Avalie o nível de complexidade do serviço que será prestado
Existem diversos serviços que podem ser oferecidos para MEIs, como regularização de CNPJ, entrega de declarações, emissão de guias, entre outros.
Cada serviço tem um grau de dificuldade e demanda de tempo diferente.
Por exemplo, realizar uma migração de MEI para Microempresa vai ser muito mais trabalhoso do que emitir uma nota fiscal.
Isso vai impactar diretamente no quanto cobrar do MEI.
3) Respeite a realidade do cliente
Os MEIs podem ter diferentes níveis de faturamento e situações financeiras.
Um MEI que fatura R$ 6 mil por mês pode pagar um valor maior pelo serviço do que um MEI que não tem faturamento.
Avalie a capacidade de pagamento do cliente e, se necessário, ofereça parcelamentos ou descontos para facilitar o pagamento.
4) Calcule seus custos e despesas
Meu método preferido de calcular o valor dos serviços é colocando no papel todos os custos e despesas necessários para realizar o trabalho.
Você deve considerar o aluguel do escritório, salários de colaboradores, sistemas contábeis, entre outros.
Além disso, avalie as despesas específicas de cada serviço.
Por exemplo, se você precisa ir à Prefeitura para emitir um alvará ou verificar a situação da empresa, inclua os custos de transporte e alimentação.
Conhecendo seus custos, você saberá o mínimo que deve cobrar para não ter prejuízo.
Vou disponibilizar aqui para você baixar a planilha de precificação de serviços que aplicamos nos mais de 350 franqueados contábeis da CF:
Como se diferenciar na Contabilidade para MEI
Além de saber quanto cobrar para abrir um MEI, é fundamental entender a importância da contabilidade para o MEI e como o contador pode se diferenciar ao atender esse público.
Destaco aqui três fatos que tornam a contabilidade importante para o MEI e como você, contador ou contadora, pode agregar valor e se destacar no mercado.
1) Isenção de Imposto de Renda sobre o lucro com a Escrituração Contábil
Com a escrituração contábil, o lucro do MEI fica isento de Imposto de Renda, desde que não ultrapasse R$ 40 mil anuais.
Isso representa uma economia significativa e é um grande incentivo para que o MEI contrate seus serviços.
Mostre que você está comprometido em ampliar os benefícios fiscais para o cliente, reduzindo significativamente seus impostos.
2) Suporte com as obrigações acessórias para não se desenquadrar do MEI
Explique que você pode gerar as guias DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e enviá-las mensalmente, evitando atrasos que podem resultar em multas e perda de benefícios do INSS.
Além disso, destaque que você auxilia na declaração anual de faturamento e na geração das guias de FGTS e INSS caso o MEI tenha funcionários.
Destaque também que, se o MEI ultrapassar o limite de faturamento anual ou exercer atividades não permitidas, ele pode ser desenquadrado e passar a ser tributado como microempresa, o que aumenta significativamente os custos operacionais.
Mostre que você monitora essas variáveis e orienta o MEI para que ele permaneça dentro dos limites da categoria, garantindo que ele continue a usufruir dos benefícios do Simei.
3) Aumento de credibilidade para tomada de crédito
Mostre para o MEI como a contabilidade regularizada aumenta a credibilidade do negócio perante instituições financeiras.
Muitas vezes, obter crédito no mercado é um desafio para o MEI devido ao baixo faturamento e à autodeclaração de receitas.
Com a sua contabilidade, as informações financeiras serão escrituradas e validadas por um profissional, proporcionando balancetes e demonstrativos de resultados que conferem maior profissionalismo e confiabilidade.
Isso facilita a obtenção de crédito e pode ser um grande diferencial para o crescimento do negócio do seu cliente.
Como a franquia contábil auxilia a conquistar mais clientes MEI, ME e EPP
Se você está buscando quanto cobrar para abrir um MEI, é porque já começou a conquistar seus primeiros clientes contábeis.
Este pode ser o primeiro passo para abrir seu escritório contábil e alavancar ainda mais a sua carreira na Contabilidade.
Com a franquia de contabilidade, você tem acesso a uma série de benefícios que vão te ajudar a crescer com muito mais força e escala, como:
- Treinamentos e mentorias para conquistar clientes de forma recorrente;
- Uso gratuito dos melhores sistemas contábeis do mercado;
- Acesso à Inteligência Artificial contábil própria da CF que aumenta em mais de 80% a produtividade de diversas tarefas do dia a dia;
- Terceirização do operacional para os clientes que você não quiser atender;
- Suporte em até 1 minuto para suas dúvidas e de seus clientes;
- Networking com mais de 350 empresários contábeis de todas as regiões do país;
- E muito mais.
Se você está pensando em levar o empreendedorismo contábil a sério, eu recomendo que você avalie com carinho as franquias contábeis.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse modelo de negócio, agende uma conversa sem compromisso com nosso time preenchendo o formulário abaixo: